quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MATÉRIA DO PRIMEIRO ANO 3° BIM (T. 1001-1003-1004) 1ª AULA

SEDENTARISMO


    Quando se fala em atividade física, ela não está necessariamente apenas na prática de esportes. As atividades físicas podem ser caminhada até o trabalho, subir escadas, realizar alguns esforços físicos ou até mesmo as donas de casa, que de certa forma fazem esforços, limpando suas casas.
 
 
CONCEITO
 
 
     O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa.
    O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.
caracteriza-se como sedentário, quem não realiza atividade extra no dia a dia, o que em um adulto corresponde a um gasto energético abaixo de 2500 kcal por semana.
l    Sedentarismo é o hábito de substituir movimentos básicos como correr, caminhar, carregar, pelos movimentos dos dedos com controle remoto, escada rolante, computador, carro... 
 
 
O CORPO HUMANO
 
 
     É uma máquina incrível que foi feita para trabalhar. Todas as partes são móveis, auto lubrificantes que desempenha inúmeras funções mecânicas e orgânicas.
     Sem movimento a máquina emperra e não funciona. 
 
 
HIPERTROFIA VS HIPOTROFIA
      O movimento estimula o músculo, que mantém seu tônus e preserva sua massa.
  • Sê treinado pode desenvolver em volume (hipertrofia). 
  • Sê estagnado ou inativo, a massa muscular diminui (hipotrofia)! 
 
OMS
       O Sedentarismo foi eleito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como um dos principais inimigos da saúde pública, responsável pelo: AUMENTO DO RISCO DE MORTES POR TODASA AS CAUSAS.
Estima-se que a inatividade física seja responsável por 2 milhões de mortes por ano em virtude de sua influência na ocorrência de doenças. 
 
 
AGRAVANTES
As doenças mais comumente causadas ou agravadas pelo sedentarismo são as: 
 
  • CORONARIANAS 
 
  • OBESIDADE 
 
  • HIPERTENSÃO 
 
  • DIABETES 
 
  • DEPRESSÃO 
 
         Dentre os fatores de riscos para problemas cardíacos, o sedentarismo é o um dos mais evitáveis.

     O colesterol alto, Gordura sanguínea, diabetes e estresse são amenizados com a prática de exercícios físicos regulares.

        O sendentarismo é responsável por 54% do risco de morte por infarto e 50% do risco de morte por Acidente vascular cerebral.
  

        “A falta de atividade física destrói a boa condição de qualquer ser humano, enquanto o movimento e o exercício físico metódico o salva e o preserva.”
Platão ( 428 a.C. – 348 a.C.)
 
RUIM PARA O GORDO E PARA O MAGRO
 
      Não é o peso corporal nem as medidas das Circunferências do corpo que dizem quão saudável uma pessoa é. Muitas vezes um corpo magro está com uma porcentagem de gordura alta demais e paouca massa muscular.

     As medidas nem a balança não acusam os níveis de colesterol, açúcar do sangue...
 
SEDENTARISMO NA INFÂNCIA
 
      O computador, a televisão, o video game, são inovações tecnológicas que favorecem a antecipação de problemas de saúde que antes era exclusivos de adultos.
     A obesidade infantil tem crescido escala preocupante no Brasil aumentando o desenvolvimento de doenças relacionadas.
  Quem foi sedentário na infância/adolêscência costuma trazer para maturidade as heranças da inatividade.
Adultos que são ativos, muitas das vezes foram ativos a infância.
Adultos obesos geralmente foram adolescêntes obesos.
 
     O corpo a hábitos mantidos por muito tempo, e para sair deste, existe a exigência de um esforço muito grande.
É tão difícil quanto se livrar do vício do cigarro. 
 
 
ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
 
 
     Por muito tempo acreditou-se que a velhice era uma doença incurável. Issa baseava-se n na incidência elevada de doenças em indivíduos da chamada terceira idade. 
 
48% artrite
36% Hipertensão
32% doenças cardíacas
11% Diabetes 
 
      Hoje sabe-se que o envelhecimento depende de fatores genéticos e estilo de vida. E a pratica regular de exercícios são um dos principais hábitos que prologam a juventude.
  
 
SEDENTÁRIO VS PESSOA ATIVA


      A principal diferença, muitas das vezes não está a olho nu, está por baixo da “pele”.
  • Quem pratica atividades tem o coração mais eficiente.
  • Possui mais resistência muscular e respiratória.
  • Possui mais força, e lubrificação das articulações.
 
      O coração da pessoa ativa bate menos vezes, pois é mais eficiente em jogar sangue para os tecidos.
A pessoa ativa rende melhor no trabalho, está mais preparado para desafios 
 
 
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
 
 
Reduz o risco de morrer prematuramente.
Reduz o risco de morrer de doença cardiovascular.
Diminui o risco de desenvolver diabetes.
Reduz o risco de desenvolver pressão alta.
Ajuda a diminuir a pressão sanguínea.
Diminui os sentimentos de ansiedade e depressão.
Ajuda a controlar o peso corporal.
Ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis.
Ajuda idosos a ficarem mais fortes e mais capazes de mover sem cair.
Promove o bem-estar psicológico. 
 
 
DICAS PARA EVITAR O SEDENTARISMO
lCorrer, caminhar, pedalar, nadar, jogar bola com os amigos;
fazer alguns esforços no dia a dia, desçer do ônibus alguns pontos antes e completar o percurso fazendo caminhada; deixar o controle remoto de lado e levantar para mudar o canal da TV; procurar subir as escadas ao invés de usar o elevador, etc;
l   Essas são formas de se evitar o sedentarismo, além de fazer muito bem à saúde. São pequenas mudanças da vida moderna e que não percebemos que podem fazer a diferença. 
 
O ideal é apenas mudar os hábitos do dia a dia e mesmo sem tempo ou dinheiro você consegue ter uma vida mais saudável.
 

 
 

 
 

TRABALHO 2ª CHAMADA PARA 3° ANO

1) RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES
  1. QUAL A SUTIL DIFERENÇA ENTRE LUXAÇÃO E ENTORSE ?
  2. QUAIS AS MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS QUE DEVEMOS TER COM UMA PESSOA QUE TEVE O OMBRO LUXADO?
  3. POR QUE A FRATURA EXPOSTA É MAIS PERIGOSA QUE A FRATURA FECHADA EM RELAÇÃO AO RISCO DE MORTE?
  4. O QUE NÃO SE DEVE FAZER AO VER UMA VÍTIMA NO CHÃO COM TRAUMAS  E HEMORRAGIAS APÓS ATROPELAMENTO?
  5. QUANDO DEVEMOS APLICAR OS PRIMEIROS SOCCOROS?
  6. O QUE É ERGONOMIA?
  7. QUAL A DIFERENÇA ENTRE LER E DORT?
  8. CITE 3 EXAMES PARA DIAGNOSTICAR LER-DORT
  9. CITE 3 MEIOS DE PREVENÇÃO DE LER-DORT
  10. CITE 3 TRATAMENTOS PARA LER DORT
2) FAÇA UM RESUMO MANUSCRITO QUE CONTENHA TODA A MATÉRIA DAS DUAS AULAS, COM MÍNIMO DE 20 LINHAS E MÁXIMO DE 50 LINHAS.

3) PRAZO PARA ENTREGA 22 DE SETEMBRO. APÓS O PRAZO OS TRABALHOS NÃO SERÃO  ACEITOS  FICANDO O ALUNO COM ZERO.

MATÉRIA DO TERCEIRO ANO 3° BIM (T. 3001/3003) 2ª AULA

ERGONOMIA

CONCEITO 
    A ergonomia é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Em termos práticos, é a relação do trabalhador com suas ferramentas de trabalho.
BASES
     A ergonomia baseia-se em muitas disciplinas em seu estudo dos seres humanos e seus ambientes, incluindo antropometria, biomecânica, engenharia, fisiologia e psicologia
n    No Brasil, a formação em Ergonomia tem como ponto de partida alguns conteúdos no ensino técnico nos cursos de Desenho Industrial (Design) e Engenharia de Produção. Ela ocorre de forma mais efetiva através de cursos de especialização (pós-graduação lato sensu).
nOs programas destes cursos de especialização normalmente incluem conhecimentos básicos em Psicologia Sensorial, Cognitiva e Social, em Antropometria e Biomecanica, em Fisiologia Humana e do Trabalho 
ÁREA
nERGONOMIA DIVIDE-SE EM ÁREA FÍSICA, COGNITIVA E ORGANIZACIONAL. 
FÍSICA
n      Que lida com as respostas do corpo humano à carga física e psicológica. Tópicos relevantes incluem manipulação de materiais, arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, vibração, força e postura estática, relacionada com lesões músculo-esqueléticas. (veja lesão por esforço repetitivo).
COGNITIVA
    Também conhecida engenharia psicológica, refere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção, cognição, controle motor e incluem carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação humano-computador e treinamento.
ORGANIZACIONAL
n    Ou macro ergonomia, relacionada com a otimização dos sistemas socio-técnicos.
nTópicos relevantes incluem trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética.
APLICAÇÕES
n   Assuntos de ergonomia também aparecem em sistemas simples e em produtos de consumo. Alguns exemplos incluem telefones celulares e outros dispositivos computacionais manuais que continuam diminuindo de tamanho e se tornando cada vez mais complexos. Milhares de gravadores aparelhos continuam piscando “12:00” em todo o mundo, porque poucas pessoas conseguem descobrir como programá-los, ou relógios despertadores que permitem usuários sonolentos inadvertidamente desligar o alarme quando pretendiam somente silenciá-lo momentaneamente. Sua  usabilidade ajuda a melhorar o ajuste entre usuário e sistema
LERDORT
n    O termo LER é a abreviatura de Lesões por Esforços Repetitivos e consiste em uma entidade, diagnosticada como doença, na qual movimentos repetitivos, em alta freqüência e em posição ergonômica incorreta, podem causar lesões de estruturas do Sistema tendíneo, muscular e ligamentar

nDORTDoenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho 

SINTOMAS

nDor localizada, irradiada ou generalizada,
nDesconforto,
nFadiga,
nSensação de peso,
nFormigamento,
nDormência,
nSensação de diminuição de força,
nInchaço,
nEnrijecimento muscular,
nChoques nos membros e
nFalta de firmeza nas mãos. 

FATORES CAUSADORES

n Posto de trabalho que force o trabalhador a adotar posturas, a suportar certas cargas e a se comportar de forma a causar ou agravar afecções músculo-esqueléticas.
n
nExposição a vibrações de corpo inteiro, ou do membro superior, podem causar efeitos vasculares, musculares e neurológicos.
n
nExposição ao frio pode ter efeito direto sobre o tecido exposto e indireto pelo uso de equipamentos de proteção individual contra baixas temperaturas (ex. luvas).
 
TRATAMENTO
nO tratamento da LER – DORT têm início após um diagnosticado correto e deve buscar uma abordagem integrada, ao invés de tratar somente a sintomatologia:
n
nMedidas ergonômicas
nExercícios físicos .
nFisioterapia
nMedicamentos antiinflamatórios e analgésicos
nMedicamentos corticóides
nMedicamentos antidepressivos
nIntervenção cirúrgica é indicada para casos associados a mal formações e deformidades ósteo-musculares irreversíveis ao tratamento medicamentoso. 

PREVENÇÃO 

nIdentifique tarefas, ferramentas ou situações que causam dor ou desconforto.
nFaça revezamento nas tarefas.
nFaça pausas obrigatórias de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados, evitando ultrapassar 6 horas de trabalho diário de digitação.
nDiante dos sintomas de dor ou formigamento nos membros superiores, procure um médico.
nProcure conhecer os recursos de conforto do seu posto de trabalho.
nProcure adotar as posturas corretas.
nLevante-se de tempos em tempos, ande um pouco, espreguice-se, faça movimentos contrários àqueles da tarefa.
 
 
 

MATÉRIA DO TERCEIRO ANO 3° BIM (T. 3001/3003) 1ª AULA

NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS
 (LESÕES ÓSTEO ARTICULARES)


A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS SOCORROS
nA grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas .
nCORRIMÃO NA ESCADA
nISOLAR TOMADAS DAS CRIANÇAS
nSINTO DE DEGURANÇA
nMEDICAMENTOS...

O fundamental é saber que, em situações de emergência, deve se manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico.
  

nO artigo 135 do Código Penal Brasileiro é bem claro: deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime

O QUE SÃO PRIMEIROS
 

nComo o próprio nome sugere, são os procedimentos de emergência que devem ser aplicados à uma pessoa em perigo de vida, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, até que ela receba assistência definitiva.
 

QUANDO DEVEMOS PRESTAR SOCORRO?
 
nSempre que a vítima não esteja em condições de cuidar de si própria.
nTransmita confiança, tranqüilidade, alívio e segurança aos acidentados que estiverem conscientes, informando que o auxílio já está a caminho.

nAja rapidamente, porém dentro dos seus limites.
nApesar da gravidade da situação devemos agir com calma, evitando o pânico.
nUse os conhecimentos básicos de primeiros socorros.
nÀs vezes, é preciso saber improvisar.
  
CONTUSÃO

nÉ uma área afetada por uma pancada ou queda sem ferimento externo. Pode apresentar sinais semelhantes aos da fratura fechada. Se o local estiver arroxeado, é sinal de que houve hemorragia sob a pele (hematoma).
n
O QUE FAZER?

nSe a contusão for recente ( topada, torcer o pé, sofrer pancadas no braço, perna...) recomenda-se colocar gelo sobre a região ( 20 minutos), pois o frio é anestésico, contrai os vasos sanguíneos diminuindo o inchaço e a dor.
nSe a lesão for antiga*, a compressa de água quente é recomendável, pois o calor relaxa a musculatura.
  
FRATURAS

nÉ a perda de continuidade de um osso, ou seja, é a quebra de um osso causada por uma pancada muito forte, uma queda ou esmagamento. 
TIPOS DE FRATURAS

nHá vários tipos de fraturas, porém duas serão destacadas:
nAs fechadas e as expostas.
FRATURA FECHADA
nDor ou grande sensibilidade em um osso ou articulação.
nIncapacidade de movimentar a parte afetada, além do adormecimento ou formigamento da região.
nInchaço e pele arroxeada, acompanhado de uma deformação aparente do membro machucado. 
FRATURA EXPOSTA

nOcorre quando há lesão do tecido mole ( músculos e pele) promovendo a comunicação do osso com o meio externo . Estando sujeito ao risco iminente de infecções por germes. 
O QUE FAZER

nSolicite assistência médica, enquanto isso, mantenha a pessoa calma e aquecida.
nVerifique se o ferimento não interrompeu a circulação sanguínea.
nImobilize o osso ou articulação atingida, com uma tala.
nMantenha o local afetado em nível mais elevado que o resto do corpo e aplique compressas de gelo para diminuir o inchaço, a dor e a progressão do hematoma.
n
O QUE NÃO FAZER
nNão movimente a vítima até imobilizar o local atingido.
nNão dê qualquer alimento ao ferido, nem mesmo água. 
OBSERVAÇÃO
nNão desloque ou arraste a vítima até que a região suspeita de fratura tenha sido imobilizada, a menos que a vítima se encontre em iminente perigo.
LUXAÇÃO
nÉ o deslocamento de um ou mais ossos para fora da sua posição normal na articulação. Os primeiros socorros são também semelhantes aos da fratura fechada. Lembre-se de que não se deve fazer massagens na região, nem tentar recolocar o osso no lugar. 
ENTORSES
nÉ a separação MOMENTÂNEA das superfícies ósseas na articulação. 
COMO SE MANJIFESTA
nDor intensa à movimentação e edema (inchaço) local. 
COMO PROCEDER
nEvite movimentar a região atingida e aplique compressas geladas ou saco de gelo no local lesado, até posterior orientação médica.
nImobilize o local.
nCuidados: O calor aumenta a dor e o inchaço, portanto nada de aplicar nada quente sobre a região afetada. 
COMO IMPROVISAR UMA TALA
nAmarre delicadamente o membro machucado (braços ou pernas) a uma superfície, como uma tábua, revista dobrada, vassoura ou outro objeto qualquer.
nUse tiras de pano, ataduras ou cintos, sem apertar muito para não dificultar a circulação sanguínea.
COMO IMPROVISAR UMA TIPÓIA
nUtilize um pedaço grande de tecido com as pontas presas ao redor do pescoço. Isto serve para sustentar um braço em casos de fratura de punho, antebraço, cotovelo, costelas ou clavícula.
nSó use a tipóia se o braço ferido puder ser flexionado sem dor ou se já estiver dobrado
 

MATÉRIA DO SEGUNDO ANO 3° BIM (T. 2001) AULA 2

TREINAMENTO DE FORÇA

CONCEITO FORÇA

Em física clássica, a força (F) é aquilo que pode alterar o estado de repouso ou de movimento de um corpo, ou de deformá-lo.
Representa a capacidade do indivíduo para vencer ou suportar uma resistência. MANSO (1996)
É a capacidade de superar resistências e contra-resistências por meio da ação muscular. GROSSER (1989)
Capacidade de superação da resistência externa e de contra-ação a esta resistência, por meio dos esforços musculares. ZAKHAROV (1991).

MÚSCULOS ESTRIADOS ESQUELÉTICOS

Os músculos do corpo contêm diferentes tipos de fibras que influem em sua capacidade para produzir tensão. Um músculo é inserido no osso através de um tendão, que pode suportar altas forças, deslocando este osso no espaço, ou seja, promovendo o movimento.

FIBRAS MUSCULARES
As fibras musculares e se dividem em dois tipos:

De contração lenta, vermelha ou tipo I
De contração rápida, branca ou do tipo II

CARACTERÍSTICAS DAS FIBRAS
As fibras do tipo I têm pouca capacidade hipertrófica, ou seja, baixa capacidade para aumentar seu volume (muscular)

Fibra do tipo II tem alta capacidade hipertrófica, ou seja, alta capacidade para aumentar seu volume (muscular).
 

HIPERTROFIA MUSCULAR

         É O AUMENTO DO TAMANHO DO MÚSCULO EM FUNÇÃO DO AUMENTO DO VOLUME DAS FIBRAS MUSCULARES. (aumento de massa muscular)

NEURÔNIO
O que promove a contração muscular é o estímulo que vai do cérebro até o músculo através dos neurônios.

O neurônio é a célula do sistema nervoso responsável pela condução do impulso nervoso na qual está localizada no cérebro.


PLACA MOTORA
É UM NEURÔNIO CONSEGUE INERVAR VÁRIAS FIBRAS MUSCULARES. (um nervo que se liga a muitas fibras)

QUANTO MAIS NEURÔNIOS FOREM ATIVADOS, MAIOR É A FORÇA DO MÚSCULO.

TREINAMENTO DE FORÇA
Treinamento de força inclui o uso regular de peso livre, máquina peso corporal e outras formas de equipamentos para ganhar força, potência, resistência e tornou-se uma forma popular e crescente de atividade física.


TREINAMENTO PODE SER APLICADO PARA OS SEGUINTES
GRUPOS:

DIABÉTICOS
HIPERTENSOS
OSTEOPORÓTICOS
OBESOS
IDOSOS
CRIANÇAS
 
RECOMENDAÇÕES PARA O TREINAMENTO

DURAÇÃO DA SESSÃO: MÁXIMO 1h
FREQUÊNCIA SEMANAL: 2 A 5 DIAS
QUANTIDADE DE EXERCÍCIOS: 8 A 12
INTENSIDADE: PERCEPÇÃO DE ESFORÇO

BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO DE FORÇA

Aumento massa magra (muscular)
Melhora a resistência e força muscular
Diminuição da gordura corporal (2 motivos)
aumento do consumo de energia durante o descanso, pós exercício ( aumento d metabolismo até 3h ou mais)
Gasto energético do exercício
Aumenta a densidade do osso
Minimiza riscos de lesões cotidianas
Melhora a capacidade funcional
Diminuição da resistência à insulina pelas células musculares.

OBJETIVOS QUE PODEM SER ALCANÇADOS COM O TREINAMENTO DE FORÇA (MUSCULAÇÃO)

  1. MELHORAR CAPACIDADE FUNCIONAL
  2. COORDENAÇÃO MUSCULAR
  3. AUTONOMIA PARA O IDOSO
  4. ESTÉTICA
  5. EMAGRECIMENTO
  6. DESEMPENHO ESPORTIVO

MATÉRIA DO SEGUNDO ANO 3° BIM (T. 2001)

TREINAMENTO DE FLEXIBILIDADE

TÓPICOS RELACIONADOS

  1. CONCEITO ALONGAMENTO
  2. ALONGAMENTAR PARA QUÊ ?
  3. DEVEMOS ALONGAR ANTES OU DEPOIS DOS EXERCÍCIOS?
  4.  COMO TREINAR ALONGAMENTO PARA MELHORAR  QUALIDADE DE VIDA ?
  5. DIFERENÇA ENTRE ALONGAMENTO E FLEXIBILIDADE?

CONCEITO 

1) É O EXERCÍCIO NO QUAL O MÚSCULO É ALONGADO ATÉ A POSIÇÃO EM QUE SE INICIA A SENSAÇÃO DE DOR OU DESCONFORTO. 


2) É O EXERCÍCIO UTILIZADO PARA TREINAR FLEXIBILIDADE COM 
OBJETIVO DE MANTER OU DESENVOLVER FLEXIBILIDADE.
 
  PREVENÇÃO DE LESÕES

     
DURANTE MUITOS ANOS, SE AFIRMOU QUE O ALONGAMENTO MUSCULAR É CAPAZ DE PREVENIR LESÕES, MAS NO ENTANTO JAMAIS EXISTIU ESTUDO CONTROLADO QUE JUSTIFIQUE ESTA AFIRMAÇÃO. 
   UMA DAS JUSTIFICATIVAS MAIS UTILIZADAS PARA REALIZAÇÃO DE ALONGAMENTOS, É A DIMINUIÇÃO DE POSSÍVEL DOR MUSCULAR, MAS NENHUM ESTUDO VERIFICOU TAL EFEITO. 
    PORTANTO SEM EMBASAMENTO CIENTÍFICO QUE COMPROVE O CONTRÁRIO, FICA A CERTEZA MOMENTÃNEA DE QUE O ALONGAMENTO NÃO PREVINE LESÕES

        PREVENÇÃO DE DOR MUSCULAR
     A SENSASÃO DE DOR É ALGO SUBJETIVO E, É DIFÍCIO QUANTIFICAR PELA VARIAÇÃO DE UM INDIVÍDUO PARA OUTRO.
 
     AS DORES MUSCULARES SÃO PROVOCADAS POR MICRO LESÕES NO TECÍDO MUSCULAR,L LOGO OS TERMINAIS NERVOSOS MUSCULARES, SENSÍVEIS, MANDAM INFORMAÇÕES PARA O CÉREBRO QUE CAPTAM A SENSAÇÃO DE DOR. 
PORTANTO O ALONGAMENTO NÃO PREVINE DOR. 
 AQUECIMENTO MUSCULAR
 
       O AQUECIMENTO DEVE "AQUECER" A TEMPERATURA CORPORAL E PARA QUE TAL OCORRA É NECESSÁRIO QUE ACONTEÇA ELEVAÇÃO DO METABOLISMO E ASSIM, AUMENTAR O FLUXO SANGUÍNEO.
 
    ANATÔMICAMENTE, OS VASOS SÃO TORTUOSOS E COM O ALONGAMENTO, ESTES VASOS FICAM MAIS RETILÍNEOS, DIMINUINDO O SEU CALIBRE E SEGUNDO VÁRIOS ESTUDOS O ALONGAMENTO PODERIA AUMENTAR A FADIGA DO MÚSCULO E PREJUDICAR O DESEMPENHO MUSCULAR. CONCLUI-SE ENTÃO QUE O ALONGAMENTO ESTÁTICO NÃO AQUECE O MÚSCULO COMO PREPARAÇÃO PARA O EXERCÍCIO.
AFINAL, PRA QUE SERVE O ALONGAMENTO ?
     NÃO EXISTE NADA MAIS AGRADÁVEL QUE, DEPOIS DE UM DIA AGITADO E ESTRESSADO, FAZER UMA BOA AULA DE ALONGAMENTO.
ESSA SENSAÇÃO DE BEM ESTAR ACONTECE DEVIDO A UM FENÔMENO CHAMADO RELAXAMENTO DE ESTRESSE.
 
    RELAXAMENTO DE ESTRESSE É A DIMINUIÇÃO DA TENSÃO QUE ACONTECE APÓS O ALONGAMENTO, QUE GERA SENSAÇÃO DE BEM ESTAR EXTREMAMENTE AGRADÁVEL. 
EM FIM CHEGAMOS À CONCLUSÃO DE QUE O ALONGAMENTO RELAXA O MÚSCULO!


DEVEMOS ALONGAR ANTES OU DEPOIS DOS EXERCÍCIOS ?

    DEVEMOS FAZÊ-LO APÓS OS EXERCÍCOS, POIS OS MÚSCULOS ENCONTRAM-SE ENCURTADOS, SOB TENSÃO E ESTRESSE. 
     DIFERENÇA ENTRE ALONGAMENTO E FLEXIBILIDADE 
  1.      ALONGAMENTO É O EXERCÍCOS QUE ESTIRA AS FIBRAS DOS  MÚSCULOS.
  2.   FLEXIBILIDADE É O MAIOR ARCO DE MOVIMENTO REALIZADO PELA ARTICULAÇÃO SOB INFLUÊNCIA DE MÚSCULOS, TENDÕES E LIGAMENTOS.  
COMO TREINAR ALONGAMENTOS
 
 
  1. REALIZAR DE UMA A 4 SÉRIES DE CADA EXERCÍCIO.
  1.     INTENSIDADE ATÉ O LIMITE DE SENSAÇÃO DE DOR.
  1. DE 2 A 4 VEZES POR SEMANA.
  1. MANTER ESTÁTICO DE 10 A 30 SEGUNDOS EM CADA POSIÇÃO.
BENEFÍCIOS PARA QUALIDADE DE VIDA

ESTE TERMO É ABSTRATO (QUALIDADE DE VIDA), O MAIS ADEQUADO SERIA INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL, QUE É O INDIVÍDUO REALIZAR ATIVIDADE QUOTIDIANAS SEM AJUDA DE TERCEIROS COMO:

CALÇAR MEIAS E SAPATOS, VESTIR CALÇAS, LAVAR AS COSTAS...