sábado, 19 de maio de 2012

PROCESSOS DIGESTIVOS (PARTE I)


REAÇÃO AOS ALIMENTOS

As pessoas podem ter reações adversas ao consumir alguns alimentos, como as intoxicações e as intolerâncias.

INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

As intoxicações ocorrem pela ingestão de toxinas de várias origens, desde componentes naturais dos alimentos a substâncias a elas adicionadas. Essas toxinas frequentemente causam problemas gastrintestinais.

As mais comuns são as:

lectinas (de leguminosas).
Aflatoxinas (de fungos do amendoim).
As toxinas de peixes.
E as produzidas pela contaminação bacteriana (salmonelas e estafilococos).
Conservantes e aditivos de alimentos industrializados e os agrotóxicos.



CURIOSIDADE: Você sabia ...
Que o ovo não deve ser colocado na porta da geladeira ?



A casca do ovo possui poros para “respiração” do conteúdo de seu interior.
Como geralmente o ovo não é lavado, as bactéria ali contidas se proliferam com temperaturas mais elevadas.
Ao abrir a porta, os alimentos que ali estão sofrem choques de temperatura, favorecendo o desenvolvimento de salmonelas.



INTOLERÂNCIA ALIMENTAR
As intolerâncias (alergias alimentares) são mais complexas. Essas reações surgem por ingestão de proteínas estranhas que induzem o organismo a produzir imunoglobulinas (IgE) e a liberar histaminas.
As mais comuns são as alergias a leite, ovo, amendoim, nozes, cereais, moluscos e crustáceos.
Também existem intolerância alimentares não alérgicas, que são relacionadas à ingestão de lactose, glutamato e glúten.

INTOLERÂNCIA A LACTOSE
Se dá pela falta de enzima lactase, o que impossibilita a digestão da lactose, provocando dores abdominais e diarréia, devido a destruição das vilosidades da mucosa intestinal.


INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN
( uma proteína muito presente  em cereais, como o trigo a cevada e o centeio) pode provocar fortes reações intestinais, a doença celíaca. Que causa enfraquecimento, diarréia e até problemas neurológicos.


INTOLERÂNCIA AO GLUTAMATO

(uma substância adicionada a temperos muito usados na cozinha oriental) pode levar a manifestações como rubor, desmaio, dor peitoral, asma, forte dor de cabeça etc.

SINTOMAS

Os principais sintomas que indicam reação a alimentos são:
Dermatites,
Eczemas,
Enxaqueca,
Diarréia,
Flatulência (gases),
Cólicas e inflamações.

Portanto, já na infância, assim que se apresentam alguns desses sintomas, é recomendável a procura por especialistas para o diagnóstico e o tratamento adequados, o que inclui também a mudança de hábitos alimentares.

NÃO CONTÉM GLÚTEN

Algumas pessoas sofrem da chamada doença celíaca, decorrente da intolerância ao glúten presente nos alimentos.
O glúten é uma proteína encontrada no trigo, na aveia e na cevada; assim, é encontrado em muitos alimentos industrializados produzidos a partir da farinha desses cereais.
Nos celíacos, a ingestão de alimentos contendo glúten provoca a atrofia das vilosidades da mucosa intestinal, o que causa prejuízo à absorção dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e água.
Os sintomas mais comuns podem ir desde uma simples diarréia até. distenção abdominal,cólicas, gases, náuseas e vômitos  até a perda de peso, fraqueza e anemia, provocando prejuízo no crescimento, alterações no ciclo menstrual, osteoporose...
Em atenção a esses grupos de pessoas, a legislação  brasileira determina que todo alimento industrializado traga em sua embalagem a indicação “contém glúten, não contém glúten”.

GASTRITE E ÚLCERAS

Dois dos problemas mais comuns do sistema digestório são as gastrites e as úlceras, que surgem devido ao desequilíbrio das secreções de ácido clorídrico e pepsina, ambas presente no suco gástrico.

GASTRITE

O estresse, fumo, álcool, temperos fortes, molhos apimentados e até certos medicamentos, como anti inflamatórios e AAS são fatores que podem agravar a erosão da mucosa do estômago de pessoas sensíveis, causando forte irritação e dor característica da gastrite.

ÚLCERAS

Já as úlceras são ferimentos mais profundos e dolorosos que, com frequência, sangram, Nesse caso, a pessoa fica anêmica, suas fezes ficam escuras (sangue digerido), e com aspecto de café retido no coador.
As úlceras, na maioria duodenais,podem perfurar o tubo digestório, e nesse caso, que quase sempre são fatais, pois além de forte hemorragia interna, pode ocorrer infecção do peritônio, membrana que reveste a parede abdominal

Recentemente descobriu-se que uma bactéria, a Helicobacter pylori, está diretamente relacionada aos casos