LACTATO
O lactato é um produto final da glicólise anaeróbica que ocorre em tecidos hipóxicos. Contudo, tecidos bem oxigenados podem em certas condições gerar lactato através da glicólise aeróbica.
A produção normal de lactato é de 1 mmol/Kg/hora. Ocorre principalmente no músculo esquelético, intestino, cérebro e glóbulos vermelhos.
O lactato formado pode ser captado pelo fígado e ser convertido em glicose (neoglicogênese) ou ser utilizado como combustível (fonte de energia).
O treinamento aumenta a produção das enzimas que são reponsáveis pela conversão de lactato em piruvato e vice-versa. O lactato pode ser utilizado como combustível pelo coração, e também pode ser convertido novamente em glucose e glicogênio no fígado.
Quando o lactato é produzido nos músculos, íons de hidrogênio também são produzidos em excesso. Se houver um grande acúmulo destes íons, o músculo torna-se ácido, causando "problemas" nas contrações musculares durante exercício físico. Atletas descrevem este fenômeno como uma sensação de "queimação" ou "endurecimento" assim como uma redução no nível de performance.
LACTATO NÃO É O RESPONSÁVEL PELA FADIGA E SIM O ÍON (H+) QUE DIMINUI O PH MUSCULAR
A grande maioria destes íons de hidrogênio são produzidos juntos com o lactato, e na verdade o lactato não causa fadiga muscular, mas sim o aumento do nível de acidez muscular, porém o lactato tem afinidade com esses íons e o transportam para a corrende sanguínea, diminuindoa acidez do músculo.
massa esse texto.
ResponderExcluir