Ser
um educador por excelência independe da formação acadêmica ou qualquer outra formação
ou até mesmo de qualquer escolaridade. É uma qualidade nata originada na paixão
pela transmissão de saberes, vida e vivência; que, independente das barreiras
ou entraves, busca sempre privilegiar a melhor instrução para seus alunos.
Não se aprende ser um educador por
excelência, gerada na paixão, essa qualidade do educador, vai sendo
desenvolvida e aperfeiçoada no dia a dia; na curiosidade da ampliação do saber,
acadêmico ou não. Para tanto requer observação, curiosidade, criatividade,
versatilidade, dedicação, amor, pesquisa e uma formação continuada (atualização
constante), pois crê que sempre existe algo novo para ser apreendido. A
diferença entre o professor e o educador é que o educador vai além do trivial,
do óbvio, do formal; o educador supera limites, quebra paradigmas, não conduz nem
é conduzido, caminha junto.
O educador por excelência cria entre ele
e o educando em formação laços de afetividade, cumplicidade, parceria e
dedicação permanente. No mesmo tempo que ensina, o educador também aprende,
pois é consciente de que é apenas um facilitador do conhecimento, não detentor
deste. Por isso erra e assume que errou para não gerar o mito da
infalibilidade, mas aprende com seus erros e acertos. O educador por excelência
possui estabilidade emocional, pois precisa lidar com o fator erro.
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