terça-feira, 17 de maio de 2011

ALONGAMENTO

PREVENÇÃO DE LESÕES?

Revisando a literatura, pode-se constatar que, nem sempre as justificativas, tradicionalmente aceitas como verdadeiras, encontram fundamento científico. São muitos “achismos”e comentários do senso comum.

 Durante muito tempo, se afirmou que o alongamento muscular é capaz de prevenir lesões. Baseado nessa informação, muitos profissionais, atletas e praticantes de atividades físicas, sempre tiveram preocupação especial em alongar antes dos exercícios.. No entanto, nunca jamais existiu um estudo controlado e com métodos adequados que tenha justificado essa crença. Apenas dois estudos investigaram se realmente o alongamento é capaz de prevenir lesões.


No primeiro estudo, 1093 soldados com idade entre 17 e 35 anos foram investigados. Após 80 dias de treinamento rigoroso, não houve diferença significativa na incidência de lesões entre o grupo que alongou antes e o que não alongava.

Os mesmos autores, parecendo não acreditar nos resultados, realizaram novo estudo. Agora com 1538 soldados e foi verificado novamente que não houve diferença significativa entre o que alongou antes e que não alongou.


Extraído de: Hebert, R. D.; Gabriel, M.
“effects of stretching before and after exercising on muscle soreness and risk of injury”

Não se pode deixar de ressaltar que estudos para verificar a prevenção de lesões são extremamente difíceis de serem realizados. Lesões músculo-articulares muitas vezes têm causas multifatoriais, com inícios de desenvolvimento desconhecidos, tornando assim, muito difícil estabelecer uma relação causa efeito.


Baseado em evidências atuais, não há nenhuma sustentação para que se possa afirmar que exercícios de alongamento sejam capazes de prevenir lesões. Nada impede que no futuro venham a surgir tais evidências.

Fonte: (treinamento de Flexibilidade: da teoria à prática – Ercole da Cruz Rubini, 2010)



Nenhum comentário:

Postar um comentário