quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MATÉRIA DO TERCEIRO ANO 3° BIM (T. 3001/3003) 2ª AULA

ERGONOMIA

CONCEITO 
    A ergonomia é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Em termos práticos, é a relação do trabalhador com suas ferramentas de trabalho.
BASES
     A ergonomia baseia-se em muitas disciplinas em seu estudo dos seres humanos e seus ambientes, incluindo antropometria, biomecânica, engenharia, fisiologia e psicologia
n    No Brasil, a formação em Ergonomia tem como ponto de partida alguns conteúdos no ensino técnico nos cursos de Desenho Industrial (Design) e Engenharia de Produção. Ela ocorre de forma mais efetiva através de cursos de especialização (pós-graduação lato sensu).
nOs programas destes cursos de especialização normalmente incluem conhecimentos básicos em Psicologia Sensorial, Cognitiva e Social, em Antropometria e Biomecanica, em Fisiologia Humana e do Trabalho 
ÁREA
nERGONOMIA DIVIDE-SE EM ÁREA FÍSICA, COGNITIVA E ORGANIZACIONAL. 
FÍSICA
n      Que lida com as respostas do corpo humano à carga física e psicológica. Tópicos relevantes incluem manipulação de materiais, arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, vibração, força e postura estática, relacionada com lesões músculo-esqueléticas. (veja lesão por esforço repetitivo).
COGNITIVA
    Também conhecida engenharia psicológica, refere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção, cognição, controle motor e incluem carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação humano-computador e treinamento.
ORGANIZACIONAL
n    Ou macro ergonomia, relacionada com a otimização dos sistemas socio-técnicos.
nTópicos relevantes incluem trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética.
APLICAÇÕES
n   Assuntos de ergonomia também aparecem em sistemas simples e em produtos de consumo. Alguns exemplos incluem telefones celulares e outros dispositivos computacionais manuais que continuam diminuindo de tamanho e se tornando cada vez mais complexos. Milhares de gravadores aparelhos continuam piscando “12:00” em todo o mundo, porque poucas pessoas conseguem descobrir como programá-los, ou relógios despertadores que permitem usuários sonolentos inadvertidamente desligar o alarme quando pretendiam somente silenciá-lo momentaneamente. Sua  usabilidade ajuda a melhorar o ajuste entre usuário e sistema
LERDORT
n    O termo LER é a abreviatura de Lesões por Esforços Repetitivos e consiste em uma entidade, diagnosticada como doença, na qual movimentos repetitivos, em alta freqüência e em posição ergonômica incorreta, podem causar lesões de estruturas do Sistema tendíneo, muscular e ligamentar

nDORTDoenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho 

SINTOMAS

nDor localizada, irradiada ou generalizada,
nDesconforto,
nFadiga,
nSensação de peso,
nFormigamento,
nDormência,
nSensação de diminuição de força,
nInchaço,
nEnrijecimento muscular,
nChoques nos membros e
nFalta de firmeza nas mãos. 

FATORES CAUSADORES

n Posto de trabalho que force o trabalhador a adotar posturas, a suportar certas cargas e a se comportar de forma a causar ou agravar afecções músculo-esqueléticas.
n
nExposição a vibrações de corpo inteiro, ou do membro superior, podem causar efeitos vasculares, musculares e neurológicos.
n
nExposição ao frio pode ter efeito direto sobre o tecido exposto e indireto pelo uso de equipamentos de proteção individual contra baixas temperaturas (ex. luvas).
 
TRATAMENTO
nO tratamento da LER – DORT têm início após um diagnosticado correto e deve buscar uma abordagem integrada, ao invés de tratar somente a sintomatologia:
n
nMedidas ergonômicas
nExercícios físicos .
nFisioterapia
nMedicamentos antiinflamatórios e analgésicos
nMedicamentos corticóides
nMedicamentos antidepressivos
nIntervenção cirúrgica é indicada para casos associados a mal formações e deformidades ósteo-musculares irreversíveis ao tratamento medicamentoso. 

PREVENÇÃO 

nIdentifique tarefas, ferramentas ou situações que causam dor ou desconforto.
nFaça revezamento nas tarefas.
nFaça pausas obrigatórias de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados, evitando ultrapassar 6 horas de trabalho diário de digitação.
nDiante dos sintomas de dor ou formigamento nos membros superiores, procure um médico.
nProcure conhecer os recursos de conforto do seu posto de trabalho.
nProcure adotar as posturas corretas.
nLevante-se de tempos em tempos, ande um pouco, espreguice-se, faça movimentos contrários àqueles da tarefa.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário