quinta-feira, 2 de junho de 2011

NUTRIENTES BÁSICOS

AULA 1° ANO 2° BIMESTRE

Carboidratos

        Também conhecidos como glicídios ou açúcares, são as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio.
Dentre as diversas funções atribuídas aos carboidratos, a principal é a função energética. De forma geral, os carboidratos desempenham um papel extremamente importante em nosso organismo, pois é através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas (movimentos).
Os seres humanos também possuem uma substância de reserva energética, que é um polissacarídeo chamado glicogênio. Ele fica armazenado no fígado e nos músculos e quando o corpo necessita de energia, esse glicogênio é hidrolisado em moléculas de glicose, que são carboidratos mais simples. O glicogênio é resultado da união de milhares de moléculas de glicose.
De acordo com a quantidade de com a quantidade de átomos de carbono em suas moléculas, os carboidratos podem ser divididos em:
- Monossacarídeos
- Dissacarídeos
- Polissacarídeos


Proteínas

As proteínas estão relacionadas com quase tudo que ocorre nas células. O papel central das proteínas está na informação genética ser expressa em proteínas. Para cada proteína existe um gene que codifica uma seqüência específica de aminoácidos.
As proteínas também são muito importantes como agentes estruturais das células, catalisadoras de funções biológicas, proteínas de armazenamento, motilidade, proteínas reguladoras e proteínas de defesa do organismo, como os anticorpos, o fibrinogênio e a trombina.
Em cada célula existem vários tipos de proteínas, cada uma cumprindo uma função específica.
As proteínas estão entre as macromoléculas mais abundantes e versáteis.
O papel das proteínas, juntamente com os ácidos nucléicos está diretamente relacionado com o controle de todas as funções celulares.
É muito interessante saber que toda essa variedade de proteínas é formada pelo mesmo grupo de 20 aminoácidos.



Gordura saturada
 
É composta por triglicerídeos, cujos ácidos graxos são saturados. A ligação entre carbonos é do tipo simples e, quanto na temperatura ambiente, é encontrado no estado sólido.
Esta é a principal gordura associada a problemas de obesidade, arteriosclerose, colesterol alto.  A gordura saturada é responsável por elevar a taxa de colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea, resultando em uma maior produção de placas de gordura, sendo que estas se acumulam nas artérias, obstruindo-as.
Não há um quadro clínico de carência com relação a esse tipo de gordura, pois esta não é necessária para o organismo, sendo que quanto menor for sua ingestão, melhor é para o organismo.



Gordura insaturada
 
É a gordura ou ácido graxo que apresenta uma ou mais ligações duplas em suas cadeias. Quando em temperatura ambiente, encontra-se no estado líquido
As gorduras insaturadas são consideradas boas, pois auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que possuem a aptidão de reduzir os níveis de triglicerídeos e o colesterol sanguíneo, elevando o HDL (conhecido como colesterol bom) e diminuindo o nível do LDL (conhecido como colesterol ruim). Como consequência, há a redução da formação e/ou manutenção de placas de gordura no interior dos vasos sanguíneos, que podem levar à hipertensão arterial, infarto e derrame cerebral.
Este tipo de gordura é encontrado no azeite de oliva, castanhas, óleo de canola, abacate, semente de linhaça e determinados peixes, como atum, salmão, truta e cavala.
Ingerir a quantidade mínima diária recomendada de gordura insaturada é fácil. A utilização de óleos de origem vegetal no preparo das refeições, já supre as necessidades diárias. Todavia, devem ser usadas quantidades adequadas de calorias e de gordura total, compatíveis com uma alimentação saudável, para não levar a problemas de sobrepeso e obesidade.



Ômega 3

Para os apreciadores de peixes e frutos do mar torna-se mais fácil adquirir uma dieta rica em Ômega 3. Os peixes são considerados os alimentos de maior riqueza em relação ao Ômega 3, em especial o salmão vermelho. Além disso, o atum e sardinha (conhecidos como peixes de água fria) e os óleos vegetais (em especial o de linhaça) são considerados uma excelente opção de fonte de Ômega 3.

Benefícios do Ômega 3

Onde os benefícios do Ômega 3 são mais visíveis são no efeito positivo para o sistema cardiovascular ao auxiliar na proteção do coração, melhorar a pressão arterial, prevenir a aterosclerose, auxiliar no tratamento de artrite reumatóide, psoríase, reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos e contribuir para o sistema imunológico. Também vem sendo usado em diversas outras áreas como na estética no tratamento de pele, no combate ao stress, auxilia na diminuição dos sintomas presentes durante os ciclos menstruais e em escolas vem sendo aconselhado devido à melhora no aprendizado devido ao aumento na capacidade de concentração.
Não se tem mais dúvida da importância no consumo do Ômega 3, é preciso, contudo, seguir uma alimentação balanceada para que possa alcançar seus benefícios e todos os micro e macronutrientes necessários a nossa saúde.
Assim como os carboidratos a gordura tem com um de suas funções fornecimento de energia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário